QUEM QUER SER PROFESSOR? Uma olhadela na história da educação mostra que não é de hoje que a figura do professor é institucionalmente desvalorizada. “Há textos de governadores de província do século XIX que já falavam que ia ser professor aquele que não sabia ser outra coisa”, explica Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas. No entanto, entre as décadas de 1930 e 1950, a figura do professor passou a ter um valor social maior. Mas isso se modificou novamente a partir da expansão do sistema de ensino no Brasil, que deixou de atender apenas a elite e passou a buscar uma universalização da educação. Desordenada, a expansão acabou aligeirando a formação do professor, recrutando muitos docentes leigos e achatando brutalmente os salários da categoria como um todo.
QUEM QUER SER BILIONÁRIO?
A Approved Index, uma plataforma online que auxilia empresas a formar sua cadeia de suprimentos na Inglaterra, examinou a lista da Forbes com as 100 pessoas mais ricas do mundo e cruzou com os dados de formação dessas personalidades. O resultado é que a maioria, representada por 22% dos bilionários, concluiu o curso de engenharia na universidade – e são, também os que possuem as maiores fortunas – , 12 % têm formação em negócios, como administração de empresas, e 9% formação em artes ou ciências humanas