Logo Redação nota 1000

Redação nota 1000


Dúvidas sobre imprimir Tema

A corrupção no país tem relação com o "jeitinho brasileiro”?

PARA SABER MAIS (Sugestões do RED1000)

Veja o que diz o comentarista Alexandre Garcia: "É muito animador notar que as novas gerações se sentem ofendidas quando um estrangeiro sugere o ‘jeitinho brasileiro’, que tanto orgulhava as gerações anteriores. Se constata que houve um progresso: jeitinho hoje envergonha. Embora, certamente, os americanos apenas teriam sido engraçadinhos, talvez querendo agradar."

Os 11.741 estudantes que participam do programa "Ciências sem Fronteiras" nos Estados Unidos receberam um e-mail na quarta-feira (06) do IIE (Instituto de Educação Internacional) informando sobre o atraso do pagamento referente a moradia, alimentação e auxílio deslocamento durante o verão. A instituição recomendou que os alunos usassem "o método brasileiro de resolução criativa de problemas", o famoso "jeitinho brasileiro" enquanto o dinheiro não chegasse.

O antropólogo Roberto daMatta acredita que "a mídia tem um papel básico na discussão desses casos de amortecimento, esquecimento e jeitinho, porque ela ajuda a politizar o velho hábito que insiste em situar certos cargos e as pessoas que os empossam, como acima da lei; do mesmo modo e pela mesma lógica de hierarquias que colocam certas pessoas (negros, pobres e mulheres) implacavelmente debaixo da lei. O que faz com que a lei seja desmoralizada e quem a cumpre, estigmatizado como otário ou sub-cidadão."

 

A partir da aplicação de questionários descrevendo situações típicas de jeitinho brasileiro, pesquisadores identificaram três principais dimensões: a criatividade, a corrupção e a quebra de normais sociais.  A criatividade está relacionada à resolução criativa e inovadora de problemas sem violar normas sociais. Representando situações nas quais a resolução de problemas se dá por meios ilícitos, identificou-se a dimensão de corrupção. Por último, a quebra de normas sociais representa o uso do jeitinho para burlar normas sociais que dificultam a resolução de um problema.